p7p18 O que é? Conheça a Linha Vida, a sua equipa e os seus objectivos. Há cerca de doze anos atrás, com o crescimento do fenómeno do uso e abuso de drogas, surgiu um novo contexto social em que a população começou a tomar consciência da problemática associada a este tema.

Assim, e como consequência, verificou-se a necessidade de criar um serviço que permitisse o acesso imediato à informação e encaminhamento na área da toxicodependência.

Como resposta, foi criado, no âmbito do então Programa Nacional de Combate à Droga – Projecto Vida, um serviço telefónico de ajuda inicialmente denominado Linha Aberta e que passou posteriormente a chamar-se Linha Vida e ao qual se acrescentou agora SOS Droga.

Atendendo às suas características muito específicas, nomeadamente o ser imediato, acessível e anónimo, o telefone constitui um meio privilegiado de comunicação, permitindo, assim, estabelecer o diálogo e fazer a ponte entre os utentes do serviço e as instituições.

A Linha Vida – SOS Droga é um serviço telefónico, anónimo, confidencial e gratuito, que privilegia o  aconselhamento, a informação e o encaminhamento na área da toxicodependência que funciona de 2ª a 6ª feira das 10 às 24 horas.

O atendimento telefónico da Linha Vida – SOS Droga é garantido por uma equipa multidisciplinar constituída por 14 técnicos: 3 assistentes sociais, 9 psicólogos clínicos, 1 farmacêutico e 1 licenciado em Relações Internacionais. A supervisão da equipa é da responsabilidade de um Psicólogo Clinico externo. Dos referidos técnicos uma das assistentes sociais faz atendimento face a face na área social para casos triados ao telefone e para os quais o encaminhamento pelo telefone é insuficiente.

A Linha Vida – SOS Droga é membro fundador da FESAT - Fundação Europeia de Serviços Telefónicos de Ajuda na área da Droga, participando com regularidade nas suas reuniões e colaborando nos respectivos grupos de trabalho, sendo a coordenadora de Lisboa a representante de Portugal, como vice-presidente da referida fundação.

Este serviço, para além de ser único na área da toxicodependência, procura contribuir para a redução da ansiedade manifestada pelos utentes e a qual é tantas vezes impeditiva da mobilização na procura de soluções efectivas. Desta forma, a Linha Vida - SOS Droga oferece um espaço estruturado de reflexão e reelaboração do pedido de ajuda.

Atendendo ao âmbito de acção desta linha de ajuda, este serviço reveste-se de uma particular importância não só para toxicodependentes e suas famílias bem como para jovens e técnicos de educação e saúde que aqui procuram informação.

Em relação aos dados relativos ao ano de 2002 foram recebidas pelo serviço cerca de 71 150 chamadas. A média diária de chamadas é 286.
10 data 15-06-2003 19:18:42 111093522 sim sim [Perfis] destaque_1414_oquee.gif