p6p17p326p537 Nota de Imprensa 1º
Em relação ao comunicado de imprensa enviado por um conjunto de Entidades do Distrito de Leiria sobre os Planos Municipais de Prevenção Primária, o IDT vem por este meio explicitar que os planos acima referidos se encontram em pleno funcionamento tendo sido inclusivamente renovados e reforçados durante os meses de Setembro e Outubro em cerca de 22 concelhos do país.


A Estratégia Nacional de Luta contra a Droga agendada em 1999 impõe como objectivo a análise de todos os instrumentos decorrentes dessa estratégia em 2004. O Plano de Acção Horizonte 2004, de 2001 definiu ainda 30 objectivos com avaliação e revisão também no ano de 2004.
Essa avaliação está a ser realizada por uma Entidade externa - o Instituto Nacional de Administração que apresentará no próximo dia 15 de Dezembro as conclusões finais do seu trabalho.


Entre 15 de Setembro e 15 de Dezembro o IDT decidiu promover a Avaliação com um conjunto de outras acções de participação e discussão públicas, de  auto-avaliação dos diversos departamentos governativos, entidades privadas e sociais que diariamente trabalham no combate às drogas e toxicodependências.
Essa análise e discussão critica dos resultados obtidos entre 1999 -2004 não põe em causa o trabalho corrente dos variados parceiros do IDT designadamente Equipas de Rua, Pontos de Contacto, Equipas de Prevenção, Comunidade Terapêuticas, Centros de Dia entre outros.


O IDT compreende e acompanha a posição tomada pelas 7 Organizações do Distrito de Leiria que compreendendo e desejando a avaliação, entenderam exprimir preocupação pela eventual disrupção dos trabalhos regulares em curso.


O IDT pode/deve garantir que não haverá qualquer disrupção na área da Prevenção Primária, antes um desejável reforço com a nova estratégia portuguesa 2005 / 2012, dos instrumentos e programas nessa área embora seja perfeitamente admissível que venham a ser terminados ou não renovados com avaliação negativa ou de fraca/nenhuma sustentação técnico/cientifica.

O Conselho de Administração
Lisboa, 18 de Novembro de 2004


Documentos enviados para:

Sr. Presidente da República
Grupos Parlamentares da Assembleia da República
Deputados eleitos pelo Distrito de Leiria para a Assembleia da República
Sr. Governador Civil do Distrito de Leiria
Sr. Ministro da Saúde
Unidade de Prevenção do IDT de Leiria
Câmaras Municipais do Distrito com PMP’s
Comunicação Social Local, Regional e Nacional

NOTA:

Ao 4º dia de campanha pública de avaliação – “Não ponha uma pedra sobre o assunto” os resultados são de grande participação pública. 1 data 19-11-2004 16:44:19 156962659 sim sim