p6p17p326p521 “ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO” 9 e 10 de Novembro
Hotel Real Bellavista - Albufeira O Instituto da Droga e da Toxicodependência realiza  com os Técnicos  das Unidades Especializadas, nos próximos dias 9 e 10 de Novembro o Encontro “Estratégias de Prevenção e Tratamento: Passado, Presente e Futuro”, no Hotel Real Bellavista, (localizado em frente à Câmara Municipal de Albufeira, Algarve).

Com o objectivo de debater e analisar todas as acções desenvolvidas pelo IDT entre 1999 e 2004, no âmbito da Estratégia Nacional de Luta contra a Droga e Toxicodependência, estarão presentes, para além do Presidente Nuno Freitas e todo o Conselho de Administração, Directores das Unidades Especializadas, elementos dos Centros de Atendimento (CAT) e ainda elementos das Unidades de Prevenção (UP).

O início dos trabalhos está marcado para as 15h00 de amanhã - Terça-feira -, com uma breve apresentação por parte do Presidente Nuno Freitas. Seguidamente, todos os presentes serão divididos em grupos de 30 elementos, para discussão, análise e avaliação de tudo o que foi feito durante os últimos anos e consequentes resultados, acções que continuarão no dia seguinte. A tarde do segundo e último dia - Quarta-feira - está reservada para a apresentação das conclusões em Plenário.

Entre os assuntos a abordar durante este Encontro surgem aspectos como as Acções das Equipas de Rua, o Plano Integrado da Cidade de Lisboa, bem como os Programas Quadro-Prevenir e Vida-Emprego.

No que diz respeito às Acções das Equipas de  Rua, serão analisadas os programas desenvolvidos pelas entidades competentes em várias cidades de Norte a Sul do país, tendo em conta os vários indicadores de actividades e de respostas aos utentes.

Na avaliação do Plano Integrado da Cidade de Lisboa, serão avaliados todos os indicadores que regulam as actividades levadas a cabo pelas estruturas financiadas pelo IDT, tais como Rastreios, Consultas dos vários tipos, Internamentos, Encaminhamentos, Reuniões, entre muitos outros.

No Quadro-Prevenir estão  em avaliação os Planos Municipais de Prevenção Primária das Toxicodependências, programas de apoio para intervenção em Prevenção Primária fruto da concertação de esforços entre o IDT, Câmaras Municipais aderentes e outras entidades promotoras e parceiras. São já 103 Protocolos assinados por todo o território nacional, com participação de quase 400 entidades promotoras, ao longo dos últimos quatro anos.

O Programa Vida-Emprego dirige-se a toxicodependentes em idade activa, que se encontrem ou tenham terminado processo de tratamento. Este projecto desenvolve-se com recurso a cinco medidas específicas: Mediação para a Formação e Emprego, Estágio de Integração Sócio-Profissional, Apoio ao Emprego e Apoio ao Auto-Emprego. Durante o ano de 2003, por exemplo, registaram-se quase 1500 acções concretas no âmbito do Programa Vida-Emprego, a maior parte nas regiões Lisboa e Vale do Tejo (33%), Norte (32%) e Centro (21%). Alentejo (8%) e Algarve (6%) englobam a restante percentagem de casos. 1 data 08-11-2004 10:27:34 155989654 sim sim