p6p17p326p513 Seminário - "O que custa um filho" 15 e 16 Outubro de 2004
Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra 15 e 16 Outubro de 2004

Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra


O Seminário “O que Custa um Filho...” é uma iniciativa que se realiza nos próximos dias 15 e 16 deste mês, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra,  e cuja organização está a cargo do CEIFAC - Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra.

O último dia do Seminário contará com a presença do Primeiro Ministro Pedro Santana Lopes na Cerimónia de Encerramento. O ministro da Segurança Social, da Família e da Criança - Fernando Negrão, será o orador da primeira Conferência do Seminário, subordinada ao tema “Uma Sociedade sem filhos?”.  

O CEIFAC intervém, mediante protocolo celebrado com o IDT e a Câmara Municipal de Coimbra, no projecto “Novas Famílias”, integrado no Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências de Coimbra.

Desta forma, e no âmbito das suas actividades, este organismo tem como objectivo principal na realização deste Seminário a discussão, através de conferências e mesas redondas, das motivações dos pais e todas as matérias relacionadas com as dificuldades em ter filhos nas sociedades modernas que prometem não deixar ninguém indiferente pela sua actualidade e interesse.

Assim, ao longo de dois dias de trabalho as actividades abordarão temas como “Uma sociedade sem filhos” ou “Vale a pena ter filhos?” e os painéis transportarão os presentes para as motivações e projectos que acompanham o “Sonhar um filho”. Outras temáticas como “Os papéis parentais na actualidade”, “Temores, riscos e prevenções” ou “Respostas sociais a casos especiais” constituem também o programa do Seminário.


Apresentação do CEIFAC

O CEIFAC – Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra - é uma associação que intervém, através da formação e apoio adequados, nas áreas dos crescentes problemas que as famílias de hoje em dia enfrentam no presente contexto social.

Criado em Outubro de 2002 por um grupo de cidadãos com larga experiência de empenhamento e chefia em organismos oficiais, profissionais ou de voluntariado (nas áreas de Educação, Saúde, Família e Solidariedade Social), este organismo viveu os seus primeiros meses de vida numa fase inicial de consolidação organizacional e logística, ao mesmo tempo que desenvolvia colóquios e cursos nas áreas da Sexualidade e Educação Parental.

Actualmente, o CEIFAC tem já firmados ou em fase de assinatura, para além do acordo com IDT e  Câmara Municipal de Coimbra, protocolos com Santa Casa da Misericórdia, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Agrupamento de Escolas Inês de Castro, Agrupamento de Escolas de São Silvestre e Associação da Defesa e da Vida, organismos presentes na cidade de Coimbra na sua totalidade. 1 data 12-10-2004 09:27:11 153653231 sim sim