p6p17p326p502 PRESIDENTE DA REPUBLICA VISITA CAT DO SOTAVENTO/OLHÃO O Presidente da República, Jorge Sampaio, no âmbito da presidência aberta na área da saúde, realiza na próxima quarta-feira, dia 22 de Setembro, pelas 9H45, uma visita às instalações do Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) do Sotavento, em Olhão,  num contacto directo com Doentes e Técnicos, uma aproximação a esta temática.

O CAT de Olhão, funcionando em simultâneo com a Unidade de Desabituação do Algarve (UDA), dispõe de sete gabinetes de Consulta, uma sala de enfermagem para Tratamentos, uma sala de Serviço Social, uma sala de espera com sector de Acolhimento individualizado, duas salas administrativas e um bar/refeitório com cozinha anexa. Por seu turno, a UDA tem capacidade para prestar cuidados a oito doentes em simultâneo,  internamentos de curta duração (sete a doze dias) no âmbito da desabituação de drogas de abuso. Na dependência do CAT existe ainda uma Unidade de Dispensa de Terapêuticas de Substituição (UDTS), em edifício autónomo, em Olhão, que administra Metadona aos Utentes e procede à distribuição da mesma substância pelos Centros de Saúde, Hospitais, Estabelecimento Prisionais, ONG’s e IPSS’s que colaboram com o CAT nesta área.

Para além de dois Médicos em tempo parcial, o CAT de Olhão conta com dois Médicos-Psiquiatras, dois Médicos de Família a tempo inteiro e 13 Psicólogos de serviço, bem como vários outros profissionais especializados em Fisioterapia e Serviços Sociais. Este CAT acompanha actualmente perto de 1700 doentes, num total de 6624 inscritos. No último ano registou-se uma adesão de 265 novos utentes. 1 data 21-09-2004 10:55:19 151757719 sim sim