p6p17p326p485 II ENCONTRO NACIONAL PLANOS MUNICIPAIS DE PREVENÇÃO DAS TOXICODEPENDÊNCIAS - VISEU 1 e 2 de JULHO
Instituto Superior Politécnico
PREVENÇÃO PRIMÁRIA É A GRANDE APOSTA
Mais 11 Protocolos Municipais de Prevenção (PMP) assinados 1 e 2 de JULHO
Instituto Superior Politécnico

PREVENÇÃO PRIMÁRIA É A GRANDE APOSTA

Mais 11 Protocolos Municipais de Prevenção (PMP) assinados

O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) assinou hoje mais 11 Protocolos Municipais de Prevenção com outros tantos Municípios durante o II Encontro Nacional Planos Municipais de Prevenção das Toxicodependências, um Congresso a decorrer dias 1 e 2 de Julho, no Instituto Superior Politécnico, em Viseu, e que se insere num contexto abrangente de reflexão sobre esta medida de intervenção em Prevenção Primária, após um período de implementação de três anos que envolve técnicos de intervenção autárquica, ONG’s e técnicos do IDT.

Na Assinatura dos PMP participaram os Municípios de Alandroal, Alfândega da Fé, Baião, Caminha, Mortágua, Moura, Nisa, Tomar, Torres Vedras, Vila Nova de Foz Côa , Vila Real. As edilidades de Vila Real de Santo António e Barreiro não puderam marcar presença, a primeira devido aos incêndios verificados na Região, sendo que apenas 11 Protocolos foram assinados, menos dois do que os 13 esperados.

Na Mesa de Honra da Sessão Inaugural marcaram presença Fernando Andrade, Presidente da ARS Centro (Administração Geral de Saúde) em representação do Ministro da Saúde, Azevedo Maia, Governador Civil de Viseu; Fernando Negrão, Presidente do Conselho de Administração do IDT, Guilherme Almeida, representante do Presidente da Câmara Municipal de Viseu,  João Barros, Presidente do Instituto Politécnico.

Na generalidade dos discursos proferidos pelas entidades presentes foi salientada a importância do trabalho desempenhado pelo IDT no âmbito da Prevenção das Toxicodependências, uma problemática complexa que requer a actuação integrada e em rede de todos os parceiros e de todos os sectores da Administração Central e Local. Fernando Negrão, Presidente do Conselho de Administração do IDT, salientou ainda a razão pela qual o Instituto Politécnico de Viseu foi o local escolhido para a realização deste encontro. “Não escolhemos Viseu por acaso mas porque estamos numa escola com gente jovem e em que é necessário trabalhar na área da prevenção. Temos protocolos com universidades mas podemos alargar a outras para sensibilizar os jovens relativamente ao problema das Toxicodependências. Não queremos ocupar o espaço da liberdade dos jovens mas sim conceder-lhes a informação de que necessitam”.

O tema deste encontro é “Uma necessidade do passado. Um compromisso do presente. Um projecto do futuro”, sendo o seu objectivo central fazer um ponto de situação sobre o envolvimento das autarquias nos Planos Municipais, o desenvolvimento das distintas intervenções comunitárias em prevenção primária e o debate a partir de exemplos de boas práticas de intervenção. São também finalidades a reflexão sobre o modelo de intervenção desenhado para os Planos Municipais à luz do desenvolvimento local e da intervenção comunitária; definir os factores essenciais para uma melhoria desta política de intervenção ao nível do enquadramento do programa, do diagnóstico para a intervenção social, do marketing social para a prevenção primária, da avaliação de projectos e de abordagens e novas necessidades de intervenção em matéria de Toxicodependências.

Nestas perspectivas, as intervenções da tarde abordaram a Experiência Autárquica em Prevenção Primária, bem como o Presente e Futuro dos Planos Municipais de Prevenção e suas Abordagens Avaliativas. A culminar, a Associação Conversas de Rua apresentou uma teatrealização “Os Meus Não Me Dão Problemas”.

Os trabalhos são retomados amanhã pelas 9.30 horas, com a intervenção da Dra. Fernanda Feijão, subordinada ao tema “Inquérito Nacional em Meio Escolar: Susceptibilidade Face à Droga e Assimetrias Geográficas”. O Congresso termina amanhã com a Sessão de Encerramento, prevista para as 17.00 horas. 1 data 02-07-2004 11:57:22 144763042 sim sim