p6p17p326p478 Protocolo de Colaboração entre o Instituto da Droga e da Toxicodependência e o Centro Hospitalar Conde de Ferreira Centro Hospitalar Conde de Ferreira no Porto
17 de Junho de 2004, pelas 11h30m Centro Hospitalar Conde de Ferreira no Porto
17 de Junho de 2004, pelas 11h30m

No dia 17 de Junho de 2004, pelas 11h30m, vai ser assinado no Centro Hospitalar Conde de Ferreira no Porto, um Protocolo de Colaboração entre o Instituto da Droga e da Toxicodependência e o Centro Hospitalar Conde de Ferreira que visa uma abordagem colaborativa entre os serviços no Tratamento de doentes toxicodependentes com comorbilidade psiquiátrica de modo a tornar a intervenção mais eficaz.
No âmbito do presente protocolo o Centro Hospitalar Conde de Ferreira mantém em funcionamento uma unidade privada de saúde na valência de Saúde Mental no Conselho e Distrito do Porto, com uma lotação convencionada de 8 camas em regime residencial todas vocacionadas à intervenção psiquiátrica em doentes toxicodependentes.
Uma abordagem terapêutica padronizada não servirá a todos os clientes com diagnóstico de comorbilidade, pelo que é sensato como propõem investigadores desta área, dotar certos serviços de planos programáticos “baseados no momento e na severidade dos problemas dos pacientes” (R.N. Rosenthal e L. Westreich).
Deste modo os pacientes que apresentam perturbações por consumo de substâncias e perturbações psiquiátricas podem beneficiar de intervenções farmacológicas e psicológicas, sob responsabilidade médica, com suporte de enfermagem e supervisão psiquiátrica, por um período estritamente necessário à obtenção do seu equilíbrio psíquico, altura em que voltarão ao tratamento nas unidade especializadas do IDT.
O presente Protocolo pretende desenvolver ainda actividades no domínio da formação de técnicos e da investigação em toxicodependência que beneficiem os profissionais da toxicodependência e da saúde mental.
1 data 17-06-2004 10:39:51 143375991 sim sim