p6p17p326p475 Congresso Internacional da Cannabis - Das Tendências às Intervenções MAIS DE 1000 JOVENS NO FÓRUM ONLINE E 700 CONGRESSISTAS NO DEBATE SOBRE CANNABIS
Centro de Congressos do Estoril
Dias 7 e 8 de Junho
Dia 7 de Junho MAIS DE 1000 JOVENS NO FÓRUM ONLINE E 700 CONGRESSISTAS NO DEBATE SOBRE CANNABIS

Centro de Congressos do Estoril
Dias 7 e 8 de Junho
Dia 7 de Junho

O primeiro dia do Congresso Internacional da Cannabis – “Das Tendências às Intervenções” -, evento organizado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e que decorre até amanhã no Centro de Congressos do Estoril, foi um autêntico sucesso, com muitas intervenções e a presença de cerca de 700 congressistas.

Na sessão de abertura do congresso, que se insere num contexto alargado de reflexões nacionais e europeias que têm vindo a acontecer sobre esta matéria, envolvendo investigadores, cientistas e técnicos de terreno de diferentes áreas de trabalho, Fernando Negrão, presidente do Conselho de Administração do IDT, sublinhou a gravidade do problema que a Cannabis constitui nos dias de hoje e a importância que reveste um debate deste tipo: “A Cannabis é um problema. Um problema muito sério e, como tal, deve ser tratado. (…) Com efeito, [esta] é a droga mais cultivada, mais traficada e mais consumida em todo o mundo. O conhecimento desta droga é deficitário e a noção que chega à opinião pública é contraditória e confusa, sendo esta a substância estupefaciente cujos consumos mais têm crescido, especialmente entre os jovens. Por isso, esta discussão é prioritária!”.

O destaque deste primeiro dia de trabalhos do Congresso Internacional da Cannabis – “Das Tendências às Intervenções” vai para o Fórum Online, acção levada a cabo em simultâneo com as várias intervenções dos oradores decorridas durante o dia. Nesta ciber-discussão participaram 1096 estudantes, de 27 escolas diferentes, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, devidamente acompanhados pelos seus professores e preparados para efectuarem a sua intervenção online. As questões mais discutidas foram as seguintes:

- Dúvidas sobre legalidade do consumo
- Efeitos físicos e psíquicos a longo prazo
- Importância da influência dos grupos de amigos
- Modo como os pais podem ajudar
- Capacidade dos pais para ouvir os filhos
- Diferenças entre drogas leves e drogas duras
- Modo de prevenir eficazmente
- Modo correcto de ajudar quem consome

O dia de amanhã está reservado para a realização de comunicações livres de vários oradores e alguns workshops a decorrer durante todo o dia, havendo também lugar a uma videoconferência. No comentário final, que servirá de sessão de encerramento, estarão presentes Luís Filipe Pereira, Ministro da Saúde, David Justino, Ministro da Educação, Fernando Negrão, Presidente do Conselho de Administração do IDT, Fernando Mendes, Vogal do Conselho de Administração e Luís Fernandes, psicólogo.  
1 data 14-06-2004 16:28:25 143137705 sim sim