p6p17p326p463 Congresso Internacional da Cannabis - Das Tendências às Intervenções Centro de Congressos do Estoril
Dias 7 e 8 de Junho
O que é a Cannabis e o impacto do fenómeno Centro de Congressos do Estoril

Dias 7 e 8 de Junho

O que é a Cannabis e o impacto do fenómeno

O Instituto da Droga e da Toxicodependência realiza nos próximos dias 7 e 8 de Junho próximos o Congresso Internacional da Cannabis – “Das Tendências às Intervenções”, evento que decorrerá no Centro de Congressos do Estoril e que se insere num contexto alargado de reflexões nacionais e europeias que têm vindo a acontecer sobre esta matéria, envolvendo investigadores, cientistas e técnicos de terreno de diferentes áreas de trabalho.

Com este inédito Congresso em Portugal é intenção do IDT colocar à sociedade científica e civil as diferentes contextualizações que se apraz sobre a matéria, um tema que assume extrema relevância actual, ainda mais após a divulgação do estudo do consumo de cannabis em meio escolar e atendendo à passividade da sociedade em geral relativamente  ao consumo desta substância.  

A cannabis é a substância ilícita de maior consumo em todo o mundo. Em Portugal, 10% de jovens entre os 12 e 15 anos (3º ciclo), experimentaram-na pelo menos uma vez na vida. Para a faixa etária entre os 15 e os 34 anos esta percentagem sobe para 12%. Para além destes, muitos dos utentes que recorrem às Unidades Especializadas do IDT consomem-na em simultâneo com outras substâncias psicoactivas.

São várias as questões que se levantam em torno desta substância. Questões de compreensão do seu consumo no contexto do desenvolvimento pessoal, de leitura social e cultural do fenómeno, de enquadramento legislativo, de respostas de tratamento, da abordagem informativa que é dada ao tema, de posicionamento nacional face às políticas europeias e mundiais.

O impacto deste fenómeno é diverso em diferentes contextos e suscita dúvidas particulares: no meio escolar, no meio laboral, no contexto recreativo... Como prevenir? Como conter? Como tratar? Como reduzir riscos? Como re-inserir?

Diferentes prismas resultam em leituras e sensibilidades dispares. Do multifacetado ao multimodal, é o caminho de construção de uma visão integrada sempre por acabar. Nas palavras do poeta  dizer-se façamos o caminho caminhando. 1 data 03-06-2004 09:21:52 142161712 sim sim