p6p17p326p410 PROTOCOLO COM INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA 1 de Março de 2004 - 15 horas, no IAC
Fernando Negrão e Manuela Ramalho Eanes renovam protocolo. 1 de Março de 2004
15 horas, no IAC

Fernando Negrão e Manuela Ramalho Eanes
renovam protocolo

O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) assinam esta Segunda-feira, às 15 horas, no IAC – Largo da Memória, 14 (Ajuda) – a renovação do protocolo existente desde 2003 entre as duas instituições e que será agora desenvolvido a uma Intervenção em Meio Escolar de Prevenção Primária em 8 escolas da cidade de Lisboa.

Na assinatura do protocolo vão estar presentes Fernando Negrão, Presidente do Conselho de Admnistração do IDT, e Manuela Ramalho Eanes, Directora do IAC.

A escolha dos territórios escolares para o processo de intervenção dos GAAF(S) foi feita tendo por base o volume de pedidos de apoio solicitados ao IAC. Foi também considerado como factor de intervenção os indicadores de problemas sociais detectados em determinadas áreas geográficas da cidade de Lisboa. Assim, existe intervenção prioritária da cidade de Lisboa nas seguintes escolas: Escola Básica 2.,3 Pintor Almada Negreiros; Escola Básica 2.3 Marquesa da Alorna; Escola Básica Lindley Cintra; Escola Básica 2.3 Das Olaias; Escola Básica2.3 Francisco Arruda; Escola Básica 2.3 Bairro Padre Cruz; Escola Básica 2.3 Eugênio dos Santos; Escola Básica Manuel da Maia.

Como destinatários da intervenção dos GAAF(s) está toda a população escolar, as famílias e as entidades parceiras que trabalham em rede com cada uma das escolas, constituindo um universo de população escolar de 6 527 alunos.

O fenómeno da droga e da toxicodependência tem sofrido um desenvolvimento crescente junto da população mais jovem. É neste  contexto que o combate a tal fenómeno se tem vindo a estruturar, urgindo reforçá-lo e adequá-lo às novas necessidades, a partir da conjugação dos esforços de todos, entidades públicas e privadas, sociedade civil e, em concreto, associações que transversalmente representem o tecido social.

O grupo populacional infantil e juvenil apresenta condições de maior vulnerabilidade e, nessa medida, de maior risco em termos de iniciação aos consumos, conforme se demonstrou no estudo “Inquérito Nacional em Meio Escolar 2001, 3º Ciclo – Consumo de Drogas e outras substâncias psicoactivas”;

A prevenção, na medida em que se traduz em intervir/actuar, antes da existência do problema, apresenta-se assim como uma via privilegiada de intervenção na área das toxicodependências e esta perspectiva pressupõe uma nova alternativa de observar, compreender e intervir, para que as situações não surjam, não se desenvolvam ou não se repitam.

Assim, a intervenção em Meio Escolar potencia os objectivos de uma política de prevenção na medida em que se revela o contexto adequado para ajudar a construir modelos de referência, a partir da transversalização da população envolvida – alunos, famílias, professores, grupos de pares, técnicos auxiliares, instituições diversas e comunidade em geral -, para ajudar a construir o espaço pessoal de cada jovem, responsabilizando-o pelas suas opções, e para ajudar a construir um espaço de convivência e de relacionamento social num espírito de saudável cidadania.

Neste combate, e no seguimento do Protocolo agora renovado, ao IDT cabe a divulgação e a promoção de todas as acções respeitantes à luta contra a droga e as toxicodependências, articulando esforços com todos os elementos que pretendam promover os mesmos fins, enquanto o IAC  tem acesso privilegiado e um trabalho altamente meritório no domínio da intervenção social, centrada em Meio Escolar, desenvolvendo assim uma intervenção preventiva eficaz quer através de um trabalho em rede no seio dos diversos intervenientes na comunidade escolar e em conjugação com parceiros estratégicos no contexto dessas comunidades, quer através de um esforço de mediação permanente com vista a diminuir as situações de inserção e/ ou prevalência de consumos problemáticos, violência em meio escolar, absentismo e abandono escolar. 1 data 01-03-2004 11:02:05 133959725 sim sim