NA CONFERÊNCIA MINISTERIAL DO GRUPO POMPIDOU p6p17p326p343 FERNANDO NEGRÃO EM DUBLIN
NA CONFERÊNCIA MINISTERIAL DO GRUPO POMPIDOU “Novos desafios na política das drogas na Europa” “Novos desafios na política das drogas na Europa”
16 de Outubro

Fernando Negrão, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, vai participar no próximo dia 16 de Outubro na Conferência Ministerial do Grupo Pompidou, que decorrerá em Dublin, na Irlanda, subordinada ao tema “Novos desafios na política das drogas na Europa”.

Nesta Conferência Ministerial serão abordados os temas do policonsumo de drogas, políticas baseadas na evidência (estabelecimento de laços entre a política, a prática e a ciência), reforço da cooperação entre todos os países europeus (membros e não membros da União Europeia), e qual o papel específico do Grupo Pompidou no contexto institucional europeu.

Os Ministros assistirão à apresentação pela Presidência irlandesa do relatório de actividades do Grupo do último triénio (2000-2003) e adoptarão a Declaração Política, o programa de trabalho do grupo para 2003-2006 e um documento sobre a estrutura e métodos de trabalho do Grupo Pompidou.

No final da Conferência serão eleitos os novos presidente e vice-presidente do grupo, estando confirmadas as candidaturas da Holanda à presidência e da Polónia à vice-presidência.

O Grupo Pompidou é o órgão intergovernamental do Conselho da Europa que se ocupa da luta contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas. Criado em 1971, na sequência de uma proposta apresentada pelo então Presidente da República Francesa, George Pompidou, este grupo tem por missão contribuir para a elaboração de uma política multidisciplinar, equilibrada, eficaz e inovadora em matéria de luta contra a droga, sendo objectivo primordial do grupo dar assistência prática aos responsáveis pela elaboração das políticas, aos profissionais e aos técnicos do terreno, estabelecendo a ligação entre os decisores políticos e técnicos, bem como entre os níveis local, nacional e internacional.

Portugal é desde 1985 membro do Grupo Pompidou e desde então a participação de técnicos portugueses nos grupos de trabalho e noutras iniciativas tem vindo progressivamente a aumentar. 1 data 16-10-2003 15:28:12 121879692 sim sim