Toxicodependências e Perturbação Mental “ p6p17p326p341 IDT participa nas “Jornadas de Diagnóstico Duplo –
Toxicodependências e Perturbação Mental “ Porto, 24 e 25 de Outubro de 2003
Hospital Conde de Ferreira Porto, 24 e 25 de Outubro de 2003
Hospital Conde de Ferreira


O Instituto da Droga e da Toxicodependência vai participar nas ”Jornadas de Diagnóstico Duplo – Toxicodependências e Perturbação Mental”, Congresso promovido pelo Centro Hospital Conde de Ferreira no âmbito das comemorações dos 120 anos desta instituição.

As Jornadas decorrerão já nos próximos dias 24 e 25 de Outubro e têm como tema principal de debate a questão da co-morbilidade da toxicodependência e da perturbação mental como um dos desafios importantes nas áreas clínico-terapêutica e da organização de políticas de intervenção neste tipo particular de associações de patologias. Nestas jornadas pretende-se problematizar questões de diagnóstico duplo e classificação no sentido de se equacionar as estratégias de tratamento e de reinserção.

Pela primeira vez técnicos do IDT participam num Congresso desta natureza que permite juntar numa jornada de discussão científica psiquiatras da área da tocixodependência e da saúde mental, num intercâmbio de experiências e conhecimentos que constitui uma mais valia para o trabalho nesta área e, em particular, para os utentes.

Aliás, este Centro Hospitalar assinou com o IDT, em 26 de Junho último, um protocolo de cooperação no âmbito do qual é possível aos técnicos dos CAT’S remeter os seus doentes com patologias mentais que necessitem de internamento para este Hospital da Misericórdia. Protocolo idêntico foi também assinado no mesmo dia com o Hospital Júlio de Matos.

A Sessão de Abertura marcada para as 10 horas de sexta-feira contará com a presença do Ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira; do Presidente do IDT, Fernando Negrão; do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte; do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, e do Director do Programa Porto Feliz.

No decorrer das jornadas são vários os técnicos do IDT que prestarão o seu contributo. António Felisberto, em representação da Delegação Regional Centro do IDT será o moderador do Painel “Co-morbilidade: Toxicodependência e Perturbação Mental”, debate no qual intervirá como orador Medeiros Paiva, da Delegação Regional Norte, com o tema “Questões de diagnóstico das perturbações de diagnóstico duplo”

No tema sobre “Questões de Tratamento”, o IDT estará representado por Cecília Escarameia, vogal do Conselho de Administração responsável pelo Tratamento, Redução de anos e Reinserção, que apresenta “Articulação entre CAT’s e Hospitais”. Já Paula Brum, da Delegação de Lisboa e Vale do Tejo do IDT vai moderar a mesa de debate subjacente a “Reinserção de doentes com diagnóstico Duplo”.

Também o presidente do IDT, Fernando Negrão, intervirá como orador no Sábado, integrando o Painel dedicado ao tema “Organização de Serviços para Tratamento de Diagnósticos Duplos”.

Entre outros convidados deste evento científico destaque para a presença do Presidente da Secção de Psiquiatria Aditiva da Organização Mundial de Saúde, Nady El-Guebaly. 1 data 24-10-2003 15:13:58 122570038 sim sim