13 a 17 de Outubro p6p17p326p333 “Semana de Prevenção em Meio Escolar”
13 a 17 de Outubro PREVENÇÃO PRIMÁRIA JUNTO DAS  ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS PREVENÇÃO PRIMÁRIA JUNTO DAS  ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS

O Instituto da Droga e da Toxicodependência apresentou esta tarde, em Conferência de Imprensa, a “Semana de Prevenção em Meio Escolar”, projecto que irá decorrer de 13 a 17 de Outubro, ao longo do País. Como parceiros no IDT nesta acção de Prevenção Primária junto das Escolas, Pais, Famílias e Municípios apresentam-se a Coordenadora Nacional para os Assuntos de Família e a Confederação Nacional  das Associações de Pais (CONFAP).

Integrada nas comemorações do II Dia Europeu dos Pais e da Escola, que se celebra a 14 de Outubro, o IDT, com a colaboração das duas entidades referidas, promove mais uma iniciativa que, numa perspectiva de continuidade, visa a acção directa e informação no meio escolar, junto dos pais e dos municípios em geral.

Com a realização de Conferências, Encontros, workshops, jogos e oficinas para crianças em vários Distritos, passando pelo litoral e interior de Portugal, desde Viana do Castelo a Faro, pretende o Instituto da Droga e da Toxicodependência transmitir formas de Prevenção Primária das Drogas e da Toxicodependência, que passam necessariamente pelo envolvimento das famílias e das instituições de ensino.

Esta acção do IDT em que surgem como parceiros a Coordenadora Nacional para os Assuntos da Família, dirigida por Margarida Neto, e a CONFAP, presidida por Albino Almeida, levará uma equipa de técnicos especializados na área da Prevenção a diversos Distritos. Integram esta equipa Fernando Negrão, presidente do IDT, e Fernando Mendes, vice-presidente e responsável máximo no instituto pela Prevenção.

Na apresentação da “Semana de Prevenção em Meio Escolar”, Fernando Negrão salientou a importância deste projecto e do “envolvimento da família, pais, escolas e comunidade na prevenção primária”.
“É uma semana centrada no dia 14, em que se comemora o II Dia dos Pais e da Escola, mas que não se esgota neste dia, tal como Portugal não se escota na grande Lisboa e no Litoral. Por isso vamos a muitos Distritos do interior onde os problemas das drogas e da toxicodependência é já muito semelhante ao do litoral”.

O presidente do IDT salientou que, actualmente, existe no interior do País, com destaque para Distritos como Castelo Branco, Santarém, Vila Real, Braga ou Guarda um aumento do consumo, fenómeno motivado pela “alteração dos quadros de consumo no litoral e pela deslocação/mobilização dos traficantes para o interior, onde continuam a fazer negócio”.

Por isso, o primeiro passo é o da Prevenção Primária e o da informação.

Também presentes nesta conferência de Imprensa estiveram os dois parceiros do IDT. Margarida Neto, coordenadora Nacional para os Assuntos da Família, destacou a importância da família na prevenção primária e lançou alguns alertas: “A família é a primeira base para a prevenção. Com afectos, projectos de vida equilibrados, hábitos de vida saudáveis. As famílias, os pais têm de estar cada vez mais atentos, perceber os sintomas precoces do consumo de substâncias ilegais, e perceber o que é mais importante quando a conciliação entre a vida profissional e pessoal começa a ser quase impossível“.

A coordenadora nacional salientou ainda a importância de, com o novo Código do Trabalho, a entrar em vigor a 1 de Dezembro, os pais poderem dar mais atenção aos filhos, uma vez que passam a dispor de quatro horas por trimestre, por cada filho, para estar na escola. “É bom que os pais passem mais tempo na escola, não só para tomar conhecimento das coisas más, mas também das coisas boas”.

Já Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, defendendo de igual forma a participação e o papel dos pais e família na prevenção, destacou a necessidade de o poder político dar maior atenção “à oferta pública de divertimento”. “Queremos pedir que a Economia se adapte ao Cidadão, e não o inverso. É necessário que, à semelhança de outros países desenvolvidos, os horários do divertimento nocturno se adaptem aos horários educativos.”


PROGRAMA DA “SEMANA DE PREVENÇÃO EM MEIO ESCOLAR”
Distritos, Escolas e Acções


Sexta-feira, dia 11
09.00 horas: Melgaço – Encontro Nacional da CONFAP

Segunda-feira, dia 13
09.30 horas: Coimbra – Escola Secundária D. Diniz
11.00 horas: Vila Nova de Gaia – Escola EB 1  - “Serpente”
14.00 horas: Matosinhos – Paços de Ferreira – “Labirinto”, “A Escolha Certa” e “Lançamento Jogo”
16.00 horas: Câmara Municipal Paços de Ferreira – assinatura Protocolos de Gestão
21.00 horas: Albufeira – Plano Prevenção

Terça-feira, dia 14
12.00 horas: Cascais – Amoreira, Escola n.º 2 – “Projecto Arisco”
16.00 horas: Penha de França – Escola Luísa de Gusmão – “Prevenção e Tabagismo” – Exposição e Acção. Informação/Sensibilização
21.00 horas: Lisboa - Escola Secundária Odivelas

Quarta-feira, dia 15
09.45 horas: Cascais - Sessão de Abertura do Encontro “Redução de Riscos/Minimização de Dados/Tratamento – A Diversidade da Intervenção no Concelho de Cascais
11.00 horas : Mértola – Oficina da Criança
15.00 horas: Beja – Escola Santiago Maior – Workshop “Vamos Escrever um Livro”
18.30 horas: Santiago do Cacém - Assinatura de Protocolos PMP
19.00 horas:  Santiago do Cacem – Jogo “Arisco” – Rua
21.00 horas:  Setúbal - Presença do presidente do IDT numa actividade cultural a convite do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

Quinta-feira, dia 16
09.00 horas: Póvoa do Varzim – Colóquio Autarquia;  Seminário “A Escola: um Parceiro Fundamental para a Prevenção”
21.00 horas: Viseu – Auditório do IPJ  - Workshop “Dependências: a Droga, a Lei e a Família”, dirigido a pais, professores e técnicos. Iniciativa do Governo Civil e da UP de Viseu.

Sexta-feira, dia 17
10.00 horas: Lousã - Assinatura do protocolo do Plano Municipal de Prevenção da Lousã
15.00 horas: Guarda - Conferência “Intervenção Comunitária”, no Governo Civil da Guarda .
1 data 14-10-2003 17:02:13 121712533 sim sim