p6p15p42 Comemoração do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Droga Comunicado à Imprensa. Comunicado à Imprensa

Portugal e a comemoração do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Droga, celebrado anualmente a 26 de Junho por iniciativa das Nações Unidas.

Desde 1987 que por iniciativa das Nações Unidas se celebra a 26 de Junho o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Droga. O Instituto da Droga e da Toxicodependência - IDT, entidade responsável em Portugal pela unidade intrínseca do planeamento, da concepção, da gestão, da fiscalização e da avaliação das diversas fases da prevenção, do tratamento e da reinserção no combate à droga e à toxicodependência, organiza um vasto programa de eventos, já a partir do início da semana de 23 a 28 de Junho.

As iniciativas a nível nacional têm início em Viana do Castelo no dia 24 de Junho, pelas 11h30m, com a assinatura, no Governo Civil de Viana do Castelo, dos Protocolo relativos aos Planos Municipais de Prevenção Primária das Toxicodependências de Viana do Castelo, Ponte Lima e Arcos do Valdevez entre o Instituto da Droga e da Toxicodependência, representado pelo seu Presidente,
Dr. Fernando Negrão, e as respectivas Câmaras Municipais.

No dia 25 de Junho, às 11h00m, nas instalações do IDT em Lisboa, na Av. João Crisóstomo, 14, realiza-se a reunião do Conselho Nacional do Combate à Droga e à Toxicodependência, presidido pelo Sr. Primeiro-Ministro, Dr. Durão Barroso, e que contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, Membro do Governo responsável pelo Combate à Droga e à Toxicodependência, e do Dr. Fernando Negrão, Coordenador Nacional do Combate à Droga e à Toxicodependência e Presidente do IDT. O Conselho Nacional é uma das estruturas de coordenação nacional do combate à droga e à toxicodependência e integra representantes da sociedade civil, cujas organizações estão particularmente envolvidas nas actividades de celebração deste Dia Internacional.

Ainda no dia 25 de Junho, pelas 19 horas, na Câmara Municipal de Santarém, terá lugar a assinatura do Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências de Santarém entre o Município e o IDT, representado pelo seu Presidente.

Em Lisboa, no dia 26 de Junho, as comemorações do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Droga vão desenrolar-se no Centro Cultural de Belém, na Praça do Império.

Às 11h30m, no Espaço Multifuncional do CCB, terá lugar a inauguração pelo Presidente do IDT, Dr. Fernando Negrão, da Exposição de Projectos dos Planos Municipais de Prevenção, organizada pelo IDT em colaboração com as Câmaras Municipais com as quais estão firmados Planos Municipais de Prevenção, com apresentação das iniciativas e boas-práticas desenvolvidas no âmbito do PMP’s. A Exposição de Projectos é composta por stands distritais, que contam com a presença das Câmaras Municipais e parceiros da sociedade civil e pelas estruturas regionais e locais do IDT e ainda por um stand de apresentação dos Serviços Centrais do IDT.

Entre as 11 e as 18 horas realizam-se na zona aberta do Espaço Multifuncional do CCB actividades de animação, Animação Musical, Capoeira, Rancho Folclórico, e actividades desportivas, Patins em linha, Rappel e slide, Escalada, Tiro ao arco, Zarabatana e Jogos de ar livre. A abertura e o encerramento das actividades de animação serão assinalados pelo Grupo de Bombos de Lavacolhos.

Às 15h00m, na Sala Quedá, terá lugar a assinatura dos Protocolos, a celebrar entre o IDT, representado pelo Dr. Fernando Negrão, a Associação Portuguesa de Escolas de Futebol, a Academia dos Patins, a Fundação da Criança – Planeta Azul, a Confederação Nacional das Associações de Famílias – CNAF, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira, do Porto, e o Hospital Júlio de Matos, de Lisboa.

Pelas 15h30m, realiza-se no Pequeno Auditório, o Colóquio sobre Planos Municipais de Prevenção Primária das Toxicodependências, cuja 1ª parte, “A Prevenção Primária na Perspectiva de um Desenvolvimento Social Integrado”, contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, do Secretário de Estado da Administração Local, Dr. Miguel Relvas, da Dra. Helena Lopes da Costa, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Pedro Santana Lopes, da Governadora Civil de Lisboa, Dra. Teresa Caeiro, do Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, Dr. Fernando Negrão, do Dr. Gonçalo Felgueiras, em representação do Director do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, Dr. Georges Estievenart, do Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Dr. Fernando Ruas, e do Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém, Prof. Doutor Fraústo da Silva.

Às 16h00-16h15m, na Sala Quedá, terá lugar uma conferência de imprensa com a presença do Sr. Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, e do Presidente do IDT, Dr. Fernando Negrão.

Às 16h15m tem lugar a 2ª parte do Colóquio, subordinada ao tema “Agir Local”, com uma apresentação seguida de debate, moderado pelo Dr. Fernando Mendes, vogal do Conselho de Administração do IDT, com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Alijó, Dr. Artur Cascarejo, de Leiria, Dra. Isabel Damasceno, de Beja, Dr. José Manuel C. Marques, e do vereador Dr. Paulo Ferreira, em representação da Dra. Maria da Luz Rosinha, Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.

Às 17horas terá lugar a visita do Sr. Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, acompanhado pelo Presidente do IDT, Dr. Fernando Negrão, à Exposição de Projectos dos Planos Municipais de Prevenção Espaço Multifuncional do CCB.

Às 17h15m, na Sala Quedá, decorrerá o lançamento do Livro “O Amigo Secreto”, de autoria de Graça Gonçalves, apresentado pelo Dr. Armando Leandro, cerimónia presidida pelo Dr. Fernando Negrão, Presidente do IDT.

Às 17h45m, na zona aberta do Espaço Multifuncional, terá lugar a inauguração dos Centros de Atendimento Móveis (4 carrinhas) para a redução de danos (Espaço Multifuncional), com a presença da Dra. Margarida de Sousa Uva, do Ministro da Saúde, Dr. Luís Filipe Pereira, e do Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, Dr. Fernando Negrão.

No dia 27 de Junho, pelas 9h30m, terá lugar em Setúbal, no Auditório Municipal Charlot, a Sessão de Abertura do Workshop sobre Prevenção Primária das Toxicodependências, organizado conjuntamente pelo IDT, pelo Governo Civil de Setúbal e pela Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 28 de Junho, a partir das 10 horas, decorrerá na Praça D. João I, no Porto, um Programa de Actividades de Rua, organizado conjuntamente pelo IDT, Governo Civil do Porto, pela Câmara Municipal do Porto e pelo Instituto Português da Juventude.
1 data 25-06-2003 15:31:51 111943911 sim sim [Perfis]