p5 InfoDrogas A história das drogas é a história da humanidade. Fizeram parte essencial da sua cultura, dos seus rituais religiosos, das suas relações humanas... evoluindo ao mesmo tempo que os homens e as mulheres que as consomem.

A amplitude do termo "droga" reflecte esta longa evolução, fazendo referência a um elevado número de substâncias com distintos efeitos sobre a percepção, o pensamento, o estado de ânimo ou as emoções, com diferente capacidade para produzir dependência e com significados diferentes para aqueles que as consomem.

Constantemente ouvimos falar de drogas leves ou pesadas, discute-se o verdadeiro alcance dos efeitos do álcool ou formula-se a questão de saber se os derivados da cannabis produzem dependência ou não. O café, as drogas de síntese ou o tabaco protagonizam inumeráveis conversas mas nem sempre se dispõe de informação exacta acerca da sua origem e dos seus efeitos.

Entre as substâncias analisadas poderá encontrar informação acerca dos cannabinóides, uma das substâncias que maior debate social está a gerar. Uma nova conceptualização do consumo de drogas produziu-se a partir do consumo do ópio e seus derivados, entre os quais a heroína. O LSD, os psicofármacos, as drogas de síntese, os inalantes são outras substâncias cujos efeitos e características são descritos a seguir.

Por último, o tabaco, o álcool e as xantinas (chá, café e cacau) constituem um grupo de substâncias que, pelo seu carácter legal, fazem parte das nossas vidas. O seu consumo quotidiano pode levar-nos a pensar que carecem de riscos, mas basta uma breve olhadela para os efeitos a curto e longo prazo do tabaco ou o álcool para nos darmos conta da importância dos problemas de vária ordem que produzem.

A informação utilizada é resultado de um trabalho conjunto da FAD-Fundación de Ayuda Contra la Drogadicción de Madrid, SPTT, e IEFCS-Instituto Europeo para la Formación e Consulenza Sistémica (Itália), com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do Programa Leonardo da Vinci – Programa Europeu de Formação Profissional. 6 numero 04-12-2002 00:00:00 94003200 sim sim