Objectivo I - Garantir aos toxicodependentes que querem romper com a sua dependência, meios para o fazerem. p4p9p105 Objectivo I - Garantir aos toxicodependentes que querem romper com a sua dependência, meios para o fazerem.
  1. Aumentar o acesso à rede de cuidados especializados a todos os toxicodependentes que se queiram tratar

    Os projectos e as actividades que suportam este objectivo pretendem criar  novas Unidades Especializadas, reforçar as já existentes, ao nível de recursos humanos e infra-estruturas, diversificando também o tipo de respostas: extensões, consultas descentralizadas, NAT (Núcleos de Atendimento a Toxicodependentes), e unidades móveis. Procurando rentabilizar os recursos disponíveis propõe-se medidas como o alargamento dos horários, a diversificação e a proximidade progressiva dos pontos de consulta e o alargamento das parcerias com outros serviços de saúde.

  2. Reduzir as listas de espera para as primeiras consultas nas Unidades Especializadas
  3. Outros:
Durante o ano 2003 será dada continuidade aos projectos de construção das UD de Coimbra (Delegação Regional do Centro) e do Sotavento (DRAlgarve) e de instalação da CT da Ponte da Pedra (DRNorte).

Relativamente às unidades privadas convencionadas deste tipo (UT, UD), o IDT-Serviços Centrais irá manter as acções de Inspecção às actividades e desenvolver acções de formação para os técnicos com o objectivo de aumentar a oferta e a qualidade dos serviços.

Equacionar as questões relativas ao acesso a tratamento dos toxicodependentes enviados pelas Comissões de Dissuasão.

Promover a criação de mecanismos que permitam agilizar o acesso aos CAT das pessoas indicadas pelas Comissões de Dissuasão e a ligação ajustada entre as Comissões e os serviços de cada Delegação Regional, promovendo reuniões de discussão inter-equipas (técnicos das Comissões de D e dos CAT).

Colaborar na procura de uma resposta autónoma por parte dos Serviços Prisionais : o IDT, através dos protocolos existentes, continuará a colaborar na procura de uma resposta autónoma por parte dos Serviços Prisionais aos toxicodependentes reclusos, nomeadamente no apoio aos programas de substituição e na formação, consultoria e apoio telefónico aos técnicos daqueles estabelecimentos. 10 data 25-06-2003 15:44:08 111944648 sim sim