p3p48 Programa Quadro Prevenir II Objectivos, estratégia, actividades desenvolvidas e população-alvo atingida. A prevenção das drogas e das toxicodependências consiste numa estratégia global de actuação, tendo em atenção a especificidade dos grupos alvo a abranger. Tem como objectivo a modificação de factores que favorecem o consumo de drogas, potenciando factores protectores e inibindo factores de risco, através da promoção de estilos de vida saudáveis em diferentes contextos sociais.

Com base nestes pressupostos e na experiência adquirida ao longo destes últimos anos com o Programa Quadro Prevenir I, foi possível aprofundar e melhorar o novo Programa Quadro Prevenir II. Esta medida introduz uma nova abordagem na área da prevenção das drogas e das toxicodependências, promovendo intervenções direccionadas para áreas ou grupos específicos (família, jovens em situação de abandono escolar, meio escolar, grupos específicos, espaços de lazer, meio prisional e Programa Escolhas), apoiadas técnica e financeiramente durante dois anos.

O financiamento a atribuir no âmbito do presente Programa Quadro foi concedido através de concurso promovido pelo IPDT, no total de 4.926.834,29 €. Foram apresentadas 311 candidaturas, entre 26 de Novembro de 2001 e 11 de Janeiro de 2002, e aprovadas 118.
70 numero 16-06-2003 18:54:49 111178489 sim sim [Perfis] prevencao_pqp.gif