p2p3 Estrutura Consulte o diagrama com a estrutura orgânica do IDT. "CliqueA actividade do IDT desenvolve-se no plano nacional e internacional balizada pelos seguintes instrumentos: Tipificação dos serviços

São órgãos do IDT (Decreto-Lei n.º 269-A/2002, de 29 de Novembro)
a) O conselho de administração;
b) O conselho técnico-científico.

No IDT funciona uma comissão de ética para a saúde (CES), nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 97/95, de 10 de Maio.

O Conselho de Administração é composto por um presidente e três vogais, tendo o presidente voto de qualidade.

O Conselho Técnico Científico é o órgão consultivo do IDT.

Para a prossecução das suas atribuições, o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) dispõe de serviços centrais, regionais e locais.
Os serviços desconcentrados estão sujeitos ao poder de direcção dos órgãos de administração do IDT e ao poder de tutela do Ministro da Saúde.

São serviços centrais: São serviços regionais as delegações regionais, serviços desconcentrados do IDT, cabendo-lhes desenvolver a sua actividade a nível regional, no âmbito das atribuições do IDT, as quais exercem as suas actividades na área territorial correspondente às regiões de saúde previstas no art.º 4º do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde.
Estão criadas as seguintes: São serviços locais as unidades especializadas, que prosseguem as atribuições do IDT nas áreas da prevenção, dissuasão, tratamento e reinserção social dos toxicodependentes, que são: