p11p39p382p383 FORMAÇÃO EM “PREVENÇÃO PRIMÁRIA DAS TOXICODEPENDÊNCIAS” Decorreu entre 15 de Setembro e 17 de Novembro de 2003, o Curso “Prevenção Primária das Toxicodependências”, num total de 60 horas. Na sequência da adjudicação de serviços de formação por parte da AML - Área Metropolitana de Lisboa, ao IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência, decorreu entre 15 de Setembro e 17 de Novembro de 2003, o Curso “Prevenção Primária das Toxicodependências”, num total de 60 horas.

A AML foi a entidade promotora e responsável pela divulgação e selecção dos formandos. O IDT, enquanto entidade formadora, organizou e executou o curso, sendo responsável pela execução financeira e coordenação técnico - pedagógica do mesmo.

Os destinatários foram 19 técnicos superiores de autarquias que constituem a AML e que, maioritariamente, trabalhavam no âmbito das toxicodependências, nomeadamente na dinamização de Planos Municipais de Prevenção Primária.

O curso foi estruturado em 10 módulos semanais de 6 horas cada. Os conteúdos programáticos abordaram os diferentes níveis de intervenção na problemática das drogas e das toxicodependências, bem como o planeamento, elaboração, gestão e avaliação de Projectos de Prevenção Primária.

Decorrente da análise global dos resultados e indicadores de avaliação do Curso e da coordenação técnico-pedagógica, executada por formandos e formadores, considera-se que esta acção constituiu um importante e muito positivo espaço de intervenção formativa, bem como uma manifestação clara de um esforço concertado entre a AML e o IDT na partilha de responsabilidades na área da Prevenção Primária das Toxicodependências.

O presente curso foi objecto de candidatura ao Programa FORAL do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo – FSE pela AML, tendo sido homologado. 1 data 15-09-2003 09:32:09 119093529 sim sim